Aos 5 anos de existência o Youtube inaugura um novo serviço nos EUA e para nós neófitos na história da web temos revelado agora (veja matéria abaixo) que o show (e os seios à mostra) de Janet Jackson em 2004 no final do Superbowl foram que motivaram seus criadores.
Janet Jackson: show no Superbowl com rápida cena de seu seio nu motiva criação do Youtube
Em comemoração aos seus cinco anos, o Youtube passará a oferecer uma seleção de filmes e programas de TV para aluguel. O serviço estará disponível só nos EUA através de uma nova página no site oficial. Os preços variam entre US$1 e US$4.
O serviço inclui apenas produções variadas de editores independentes, além de documentários, mangás e conteúdos dos estúdios de Bollywood. O período dos aluguéis varia entre os tipos de conteúdo - entre 24 a 72 horas. Os usuários poderão pagar com o Google Checkout.
A iniciativa ressalta a concorrência entre Google e Apple. Resta a dúvida se o novo serviço se equiparará à iTunes Store.
Revolução Social
O upload de um vídeo de 19 segundos, mostrando ao fundo elefantes ao fundo no zoológico de San Diego, nos EUA, a cinco anos atrás deu início a uma revolução social.
O ex-empregado do PayPal, Jawed Karim, foi o primeiro a postar um vídeo no Youtube, em 23 de abril de 2005. À época já existiam vídeos pessoas na internet mas o serviço criado por Karim, Chad Hurley e Steve Chen - frustrados com a dificuldade de encontrar vídeos de Janet Jackson na final do Superbowl, o campeonato de futebol americano, em 2004 - que tornou fácil pela primeira vez fazer uploads e compartilhá-los.
Rapidamente o Youtube se tornou em um fenômeno e, já no final de 2005 já exibia dois milhões de vídeos por dia - o que despertou o interesse do Google, que o arrematou por 1,65 bilhão em 2006.
Atualmente, o site é o terceiro mais visitado da internet, atrás apenas do próprio Google e do Facebook. A cada dia um milhão de novos vídeos são carregados.
Com informações do Terra por Adnews