Debate Presidenciáveis UOL - Folha bomba no Twitter


O debate que reuniu três presidenciáveis na manhã desta quarta-feira (18) foi o assunto mais citado no Twitter. Promovido pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o Portal UOL, o evento foi exibido pela internet.

A hashtag #debatefolhauol ocupou lugar nos Trending Topics do mundo, que indicam os termos mais mencionados na rede social. Além disso, hashtags como Marina Silva, Dilma, Favela Virtual (que se refere à cenografia utilizada em programa eleitoral do candidato José Serra) marcaram presença ranking de assuntos mais comentados em todo o mundo.

De acordo com informações da E.Life, que acompanhou o buzz sobre o debate, Dilma foi a mais citada, com 42,29% dos 97.521 tweets aferidos pela empresa. Serra vem em segundo, com 33,06% e em seguida vem Marina, com 24,65%.

O candidato Plínio de Arruda do Psol, que não foi convidado para o encontro, comentou o evento via Twitcam - ferramenta para transmissão de vídeos pelo Twitter. Arruda movimentou a rede e também alcançou os trending topics mundiais.

Os internautas usaram celulares, notebooks e iPads para visualizarem e tuitarem as informações referentes ao debate. Imagens em vídeo também foram disponibilizadas no Twitter, Facebook e salas de bate-papo UOL criadas especialmente para o encontro entre os candidatos.

Prestígio para poucos

Diferente do sucesso na rede virtual, os debates na televisão não tiveram tanta audiência. O encontro entre os presidenciáveis promovido pela emissora Band, no último 5 de Agosto, rendeu apenas 3 pontos de ibope.

O horário eleitoral gratuito, que entrou em cena nessa terça-feira (17), também derrubou os índices. A média de televisores ligados durante o período em que os políticos apresentavam seus programas foi de 61,8%. Na terça-feira anterior, essa porcentagem era de 66,7%.

O Ibope mostra ainda que as alterações na grade por conta do horário eleitoral mexem com toda a audiência dos canais. Na Globo, por exemplo, a minissérie ‘A Cura’ não conseguiu passar de 15 pontos (cada ponto equivale a cerca de 60 mil pessoas), sendo que, na terça-feira passada, quando estreou, marcou 20.

Com informações do UOL

Redação Adnews

Afroblogs