Marqueteiro de Obama fecha com PT para 2010

Marqueteiro de Obama para Dilma Roussef

25/09/09

Ainda que o Partido dos Trabalhadores negue, o marqueteiro de Barack Obama, Ben Self, confirmou trabalhar para para auxiliar a candidatura do partido na corrida presidencial de 2010.

Aos 32 anos, Self ? especialista em ci?ncia da computa??o e dono da empresa Blue State Digital. Ele revolucionou o marketing pol?tico ao conseguir levantar mais de US$ 300 milh?es online para a campanha do primeiro presidente americano negro -47% do capital total arrecadado.

Agora, seu desafio ser? desenvolver uma estrat?gia com base na internet para que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, venha a ser a primeira mulher presidente do Brasil em 2010. Em entrevista ao site Terra, Self confirmou o trabalho para o partido.

Veja a entrevista na integra:

Voc? tem diploma do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ?, na realidade, um especialista em tecnologia. Como se envolveu com campanhas pol?ticas?
O meu background ? em ci?ncia da computa??o e tenho diplomas de gradua??o e p?s-gradua??o do MIT. Depois de me formar, trabalhei por muitos anos como especialista em tecnologia para bancos, seguradoras e grupos afins. Em 2003, me mudei para o Estado de Vermont para trabalhar na campanha presidencial de Howard Dean. Ap?s isso, eu e tr?s colegas fundamos a Blue State Digital, uma empresa especializada em tecnologia e pol?tica. Agora, somos uma empresa internacional com mais de 100 funcion?rios no mundo inteiro e servimos centenas de clientes.

Voc? acha que, atualmente, a internet ? uma ferramenta fundamental para uma campanha eleitoral ter sucesso?
N?o existe um candidato que pense em lan?ar uma campanha sem usar a internet. ? a marca de um candidato s?rio, bem como uma ferramenta importante. Sem ela, ? como participar de uma batalha sem ter uma arma. Como voc? poderia fazer isso? Portanto, acho que ? importante que os candidatos usem a internet para que tenham uma campanha eficaz.

Voc? esteve em Bras?lia h? duas semanas. Chegou a conversar com o presidente Lula?
Sim, estive em Bras?lia. Quanto a ter encontrado Lula, vou deixar que o partido dele fale sobre isso. N?o me sinto ? vontade para comentar sobre clientes ou clientes em potencial.

No momento, o Partido dos Trabalhadores ? um cliente ou um cliente em potencial?
Estamos trabalhando com o partido agora a fim de ajudar a fazer planos para a pr?xima elei??o presidencial.

Voc? foi contratado pelo PT?
Sim, estamos trabalhando com o partido.

Em nota divulgada nesta semana, o PT falou que voc? estava trabalhando com o publicit?rio Jo?o Santana e n?o com o partido. Isto ? verdade?
Vou deixar que eles deem informa??es espec?ficas sobre isso. Apenas vou dizer que estamos trabalhando com a estrat?gia da campanha em geral.

Voc? chegou a se encontrar com a candidata do PT ? presid?ncia, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff?
N?o posso dar informa??es espec?ficas. Para saber detalhes, ? preciso falar com o partido.

Quando a campanha de Dilma Rousseff deve ter in?cio na internet?
N?o vou discutir a estrat?gia em geral. N?o seria inteligente fazer isso neste momento.

No Brasil, as pessoas n?o t?m tanto acesso a computadores quanto nos EUA. Uma campanha com base na internet seria ainda assim eficiente?
Claro que sim. H? milh?es de pessoas no Brasil - acho que cerca de 60 milh?es de pessoas - que t?m acesso ? internet. E quando voc? usa a internet, ela n?o ? usada somente para convencer as pessoas, mas para incentivar quem apoia o candidato a ajud?-lo a ganhar a elei??o. Mesmo se nem todas as pessoas t?m acesso ? internet, voc? pode us?-la para localizar seus simpatizantes que podem, ent?o, falar com as pessoas que n?o t?m acesso ? internet. Tem mais a ver com engajar as pessoas do que com convencer as pessoas.

Voc? acha que ser? preciso que fique baseado no Brasil para conduzir a campanha ou pode fazer isso dos EUA?
Isso ainda tem de ser determinado. Eu certamente gostei da minha estada no Brasil e retornarei ao pa?s em algumas semanas.

Voc? est? empolgado com este novo trabalho no Brasil?
Certamente. S? de visitar o Brasil d? para notar que as pessoas est?o entusiasmadas com a elei??o que est? por vir, s?o ativas na internet e est?o animadas, pois os pol?ticos podem usar a internet de modo mais eficiente. Acho que ser? uma grande oportunidade para o Pa?s.

Ser? preciso adaptar suas t?cnicas de campanha ? realidade brasileira?
Trabalhamos com diversos pa?ses. Cada um tem t?picos diferentes que devem ser empregados. Mas os aspectos b?sicos, como desenvolver relacionamentos transparentes e verdadeiros com as pessoas, fazem parte da natureza humana. Eles s?o iguais em todos os lugares.

Voc? trabalharia na campanha de um partido de direita?
Provavelmente n?o. N?o seria compat?vel com os princ?pios da nossa empresa.

Fonte: Terra

Afroblogs