40 anos de Internet

A Internet chega aos 40 anos de exist?ncia com muitos desafios pela frente. Tudo come?ou em 2 de setembro de 1969, quando cerca de 20 pessoas se reuniram no laborat?rio de Kleinrock, na Universidade da Calif?rnia (EUA), para assistir dois computadores passando volumosos dados de teste sem sentido por meio de um cabo cinza, cujo comprimento era de mais ou menos 15 metros.

Foi na d?cada de 70 que as comunica??es por e-mail e os protocolos TCP/IP permitiram a conex?o de v?rias redes e que, por sua vez, formaram a internet. Nos anos 80, surgiu o sistema de endere?amento de sufixos como ".com" e ".org", aos endere?os de rede.

Mas, foi s? na d?cada de 90 que a internet se tornou popular. O f?sico brit?nico Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (subconjunto da internet que facilita a liga??o de recursos por meio de posi??es diferentes) e os prestadores de servi?os como o America Online colocaram milh?es de pessoas conectadas, pela primeira vez.

Hoje, a internet ? uma ferramenta poderosa para compartilhar informa??es. As redes sociais como o Twitter, Facebook e Orkut s?o as grandes apostas. Mas, nem tudo ? perfeito as pessoas ainda possuem muitos receios e a liberdade n?o ? garantida. Spams e ataques de piratas virtuais for?am os operadores de rede para erguer barreiras de seguran?a. Regimes autorit?rios bloqueiam o acesso a muitos sites e servi?os dentro de suas fronteiras.

Ainda h? muito que fazer e criar nos pr?ximos anos, mas j? podemos dizer que n?o podemos mais viver sem ela.

"Ao permitir o acesso ilimitado, mil flores florescem", diz Kleinrock, o inventor da rede em 1969, que ? professor da Universidade da Calif?rnia desde 1963. "Uma coisa que voc? pode prever sobre a internet ? que voc? vai se surpreender com aplicativos que n?o esperava."

Esse idealismo, entretanto, est? se dissolvendo.

A disputa entre Google e Apple mostra algumas dessas barreiras. A Apple, com seu iPhone, restringe os softwares que podem ser colocados no smartphone. Recentemente, a empresa de Steve Jobs bloqueou o aplicativo para o Google Voice, dizendo que ele ? muito pesado para o iPhone. C?ticos, contudo, sugerem que se trata de um movimento do Google para competir no servi?o de celulares inteligentes.

Com informa??es da Associated PressReda??o Adnews

Afroblogs