Twitter: um "foguete" na internet



Um estudo realizado pela RJMetrics, empresa que desenvolve software, revelou que os usuários de Twitter já somam 75 milhões em todo o mundo. Ainda segundo a pesquisa, a taxa de adesão de novos usuários cresceu em ritmo menor nos últimos seis meses e muitos “tuiteiros” estão inativos.

A taxa de adesão ao microblog teve seu pico em julho de 2009, com 7,8 milhões por mês. Mas agora ela baixou para 6,2 milhões por mês.

“Quando olhamos para o registro de novas contas, ninguém pode negar que o Twitter ainda cresce como um foguete. Isso é bom”, escreveu o CEO e fundador da RJMetrics, Robert J. Moore. “No entanto, quando olhamos esses números mais de perto, a taxa de adesão de novos usuários tem caído significativamente após o pico, e muitos dos novos usuários não fazem nada com suas contas. Isso é ruim. Além disso, a porcentagem de contas que enviam tweets tem caído de forma consistente nos últimos seis meses. Isso é pior ainda.”

De acordo com o relatório, apenas 17% de todas as contas do Twitter tiveram atividade em dezembro. O número reflete uma queda de 70% quando comparado ao começo de 2007, mas continua significativo, pois representa de 10 a 15 milhões de usuários ativos.

O usuário médio do Twitter tem 27 seguidores, menos do que a média de 42 seguidores em agosto. Cerca de 25% dos usuários não tem sequer um seguidor – em agosto, essa fatia era de 20%. E 40% dos usuários tem entre um e cinco seguidores.

O estudo também notou que cerca de 80% de todos os usuários do Twitter tuitaram menos de 10 vezes, uma porcentagem 5 pontos maior que a de cinco meses atrás.

A pesquisa reforça os números de um relatório divulgado na semana passada, da empresa de análise web HubSpot. Chamado de “Estado da Twittersfera”, a análise relatou que a taxa de crescimento da empresa caiu para 3,5% em outubro, comparado com 13% apenas sete meses antes.

Fonte: IDG Now!

Afroblogs