Google poderá ser menos revevante em uma década

Previsão de concorrente sempre deixa dúvidas, mas vale para acompanharmos os rumos da internet e o possível impacto para a nossa presença na rede.

Por Jacqueline Lafloufa

Sean Parker, parceiro de gerenciamento da Founders Fund e antigo presidente do Facebook, apresentou uma palestra durante o Web 2.0 Summit, na Califórnia, em que argumentou que uma nova geração de companhias de internet irá ofuscar gigantes como o Google na próxima década.

Parker acredita que estamos encerrando a primeira fase da internet, que foi dominada pelo que ele chama de “serviços de informação”, de companhias como a Yahoo e a Google. A próxima fase, segundo ele, será dominada pela web e por serviços de conexão de pessoas, como o Facebook e o Twitter.

“Eu não estou dizendo que o Google vai falir, mas que ele irá diminuir sua importância relativa”, frisou Parker.

Ou seja, ele acredita que em 10 anos a Google continuará grande e relevante, mas será menos dominante, porque coletar informações e filtrá-las será menos importante do que conectar pessoas, conclui artigo do TechCrunch.

As companhias que se baseiam em redes produzem um valor agregado a partir do número de conexões que facilitam, e não a partir do total de informações que podem captar, explica artigo do Digital Beat. Estratégias que se encaixam nesta categoria incluem também, além de redes sociais como Facebook e LinkedIn, jogos como o Zynga e o desenvolvimento de plataformas, como a Apple.

Parker também lembrou que nem sempre os melhores produtos são os maiores sucessos, apontando serviços como o Craiglist, MySpace e eBay. Todos foram precariamente desenhados ou executados, e ainda assim conquistaram um público suficientemente forte para superar as dificuldades técnicas.

Via: www.geek.com.br

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